quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Veni Vidi Vici


 É uma frase latina com o significado de "Vim, Vi, Venci", proferida pelo general romano Júlio César. César utilizou essa frase numa mensagem ao senado, descrevendo sua recente vitória na Batalha de Zela. A frase serviu para alertar aos senadores de seu poder militar (Roma estava em guerra civil). 











Alguns usam essa frase para demonstrar como é difícil levar uma vida fitness, especialmente quem treina. 
A frase também é usada em alguns desenhos na tv como Asterix e Obelix, e também na música, como na música do astro Jay-Z, Encore. 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Hamsá (Olho de Fátima ou mão de Deus)

Hamsá ou chamsa em árabe é (literalmente) "cinco", referindo-se aos cinco dedos da mão. É um talismã contra mau-olhado usado por praticantes do Judaísmo e do Islão.
Todos os dedos são simétricos, cujo polegar e o mindinho idênticos e apontam para o lado do horizonte, o dedo médio é o exido da simetria. 
Atualmente, foram atribuídos ao desenho mais alguns detalhes, como olhos, pombos, peixes e a estrela de Davi para fortalecer o amuleto e seu significado. 

Maktub

Além de fazer parte de uma música do grupo de rap Oriente, Maktub é uma palavra em árabe que significa "estava escrito" ou "tinha que acontecer".  Além deste significado, a palavra também está relacionada a palavra "destino", como um sinônimo. Por causa do seu significado de tinha que acontecer, estava escrito nas estrelas, ou seja, destinado a acontecer. Maktub é um vocabulário relacionado com palavra "kitab", que por sua vez, significa "livro" em árabe.

      Na religião

  Na cultura árabe, a palavra "maktub" revela uma face fatalista de um indivíduo que como crente no Islamismo, se submete à vontade de Alá.

Carpe Diem

É uma expressão em latim, cujo significado é "aproveite o dia". Mas não apenas o dia, qualquer data específica (pode ser também, depende do porquê da tatuagem), mas sim, todos os dias, viver intensamente cada minuto que se passa. 
Essa frase foi escrita por um poeta latino, Horácio, em um livro que aconselha sua amiga "...carpe diem, quam minimum credula postero". Que seguinte algumas traduções seria "...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã".
E aí, que tal viver a vida sem se preocupar com o amanhã!? Parece ótimo! É só você querer. Então, se jogue e carpe diem