quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Veni Vidi Vici


 É uma frase latina com o significado de "Vim, Vi, Venci", proferida pelo general romano Júlio César. César utilizou essa frase numa mensagem ao senado, descrevendo sua recente vitória na Batalha de Zela. A frase serviu para alertar aos senadores de seu poder militar (Roma estava em guerra civil). 











Alguns usam essa frase para demonstrar como é difícil levar uma vida fitness, especialmente quem treina. 
A frase também é usada em alguns desenhos na tv como Asterix e Obelix, e também na música, como na música do astro Jay-Z, Encore. 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Hamsá (Olho de Fátima ou mão de Deus)

Hamsá ou chamsa em árabe é (literalmente) "cinco", referindo-se aos cinco dedos da mão. É um talismã contra mau-olhado usado por praticantes do Judaísmo e do Islão.
Todos os dedos são simétricos, cujo polegar e o mindinho idênticos e apontam para o lado do horizonte, o dedo médio é o exido da simetria. 
Atualmente, foram atribuídos ao desenho mais alguns detalhes, como olhos, pombos, peixes e a estrela de Davi para fortalecer o amuleto e seu significado. 

Maktub

Além de fazer parte de uma música do grupo de rap Oriente, Maktub é uma palavra em árabe que significa "estava escrito" ou "tinha que acontecer".  Além deste significado, a palavra também está relacionada a palavra "destino", como um sinônimo. Por causa do seu significado de tinha que acontecer, estava escrito nas estrelas, ou seja, destinado a acontecer. Maktub é um vocabulário relacionado com palavra "kitab", que por sua vez, significa "livro" em árabe.

      Na religião

  Na cultura árabe, a palavra "maktub" revela uma face fatalista de um indivíduo que como crente no Islamismo, se submete à vontade de Alá.

Carpe Diem

É uma expressão em latim, cujo significado é "aproveite o dia". Mas não apenas o dia, qualquer data específica (pode ser também, depende do porquê da tatuagem), mas sim, todos os dias, viver intensamente cada minuto que se passa. 
Essa frase foi escrita por um poeta latino, Horácio, em um livro que aconselha sua amiga "...carpe diem, quam minimum credula postero". Que seguinte algumas traduções seria "...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã".
E aí, que tal viver a vida sem se preocupar com o amanhã!? Parece ótimo! É só você querer. Então, se jogue e carpe diem

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Om (Aum)

Uma compreensão profunda sobre este símbolo místico revela que é composto de três sílabas combinada em uma, não como uma mistura física mas como uma combinação química. Na verdade em Sânscrito a vogal 'o' é constitucionalmente um ditongo composto de a + u; por isso OM é representativamente escrito como AUM. 
O símbolo do AUM consiste de três curvas (curva 1,2 e 3), um semicírculo (curva 4) e um ponto. 

 A curva maior 1 simboliza o estado de vigília, neste estado a consciência é voltada para o interior através dos portões dos sentidos. O tamanho grande significa que este é o estado mais comum ('maioria') da consciência humana. A curva de cima 2 mostra o estado de sono profundo ou estado de inconsciência. Este é um estado onde quem dorme não deseja nada nem passa por nenhum sonho.
A curva do meio 3 (que se localiza entre o sono profundo e o estado de vigília) significa o estado de sonho. Neste estado a consciência do indivíduo é voltado para o interior e o sonhador contempla uma visão encantadora do mundo atrás das pálpebras dos olhos. 
  Estes são os três estados da consciência de um individuo, já que o pensamento místico Indiano acredita que a realidade manifestada inteira se origina desta consciência, portanto estas três curvas representam o fenômeno físico .
O ponto significa o quarto estado da consciência, conhecido em Sânscrito como turiya. Neste estado a consciência não parece nem extrínseca nem intrínseca, nem os dois juntos.
Significa o voltar para a quietude de toda existência relativa e diferenciada. Este estado quieto total, pacífico e bem-aventurado é o alvo absoluto de toda atividade espiritual. Este estado Absoluto (não-relativo) ilumina os outros três estados.

Finalmente, o semi círculo simboliza Maya e separa o ponto das outras três curvas. Deste modo, é a ilusão de maya que nos previne da realização dos mais altos estados de bem-aventurança. O semi-círculo é aberto no topo e não toca o ponto. Isto significa que este estado mais alto não é afetado por maya. Maya só afeta o fenômeno manifestado. Este efeito é quem previne o investigador de alcançar seu alvo final, a realização do Um, do onisciente, do não-manifesto, do princípio Absoluto. Desta maneira, a forma de OM representa tanto o não-manifesto e o manifesto. O AUM é considerado um som sagrado. 

domingo, 23 de novembro de 2014

Proteção

Olho de Hórus
   Teve origem no Egito e está ligada ao deus Hórus, que teve o olho arrancado e o substituiu por um amuleto. A crença é de que afasta o mau olhado e a inveja.








Tubarão
   Significa proteção contra os inimigos, além de representar um símbolo de força e vitalidade.








Anjo
   A imagem de um anjo pode significar proteção e fé. Além de estar associado à divindade e espiritualidade.




Buda

A tatuagem geralmente se relaciona com a fé no budismo.
   O Buda representa a paz de espírito. Buda, na verdade, é um "cargo" e não um nome, que significa "alguém que está acordado", isso se refere a Siddharta Gautama, que despertou à realidade.
   Ele conseguiu isso através de uma meditação profunda. O Buda não era um profeta ou um deus. No budismo não existe conceito de um deus criador. Ele foi um homem que transcendeu suas limitações humanas, transformando-se em um Ser Iluminado.
   As cores da tatuagem tradicional (dourado ou bronze com gradações de pigmentos) representam os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Leão de Judá - Real significado

Umas das explicações mais corretas, é claro, é que esta fundamentada na Palavra de Deus. Porém essa expressão só aparece uma vez na Bíblia, mas a expressão correta é "Leão da tribo de Judá".

Para começarmos: O que é, ou quem foi Judá?
Judá foi um dos 12 filhos de Jacó, emprestou também o nome para tribos israelitas, e mais tarde, foi também, nome dado a um dois reinos divididos de Israel.

Sobre o Leão: O termo Leão foi emprestado pelo autor de Apocalipse do registro de Gênesis na Bíblia, onde Jacó pronuncia profecias a respeito de seus filhos e a posteridade deles.
"Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão aos povos."

Assim concluímos que Leão de Judá é uma referência ao Messias, Jesus Cristo. Por quê? Pois Jesus é descendente de Judá, dai fica claro que "Leão da tribo de Judá" se refere à Jesus. E também podemos dizer que "Leão" é bem mais abrangente e também é um símbolo de realeza, de força, poder..

Interessante não?!

Remoção de tatuagem

Apesar das tatuagens serem consideradas permanentes, é possível a remoção delas, total ou parcialmente, com o uso de tratamentos a laser. Normalmente, o preto e algumas tintas coloridas usadas nas tatuagens podem ser removidas com mais facilidade do que tatuagens que usem outros tipos de tintas. O custo e a dor de se retirar uma tatuagem são tipicamente maiores do que o custo e dor de se aplicar uma.



Tatuagem - a história

 Tatuagem, que também pode ser referida como tattoo (inglês) ou dermopigmentação, por ser um ato de colorir a pele. Trata-se de um desenho permanente na pele, obtida através da introdução de pigmentos por agulhas. 
  Há algumas provas de que a tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. Tatuavam-se em rituais ligados a religião. 
 O termo tatuagem tem sua origem em línguas polinésias. O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook, que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele). Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente

Na religião


 A maioria dos cristãos não vê problemas com a prática, enquanto uma minoria usa a visão dos Hebreus contra as tatuagens baseado no livro de Levítico da Bíblia. Não ha proibição por parte da Igreja Católica contra as tatuagens, não sendo considerada sacrilégio, blasfêmia ou obscena.
  Em algumas culturas indígenas a tatuagem era realizada no contexto da passagem da infância para a fase adulta.
  Em outras religiões tatuagens são proibidas.

       Hoje em dia, devido à circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Sonhou com tatuagem? Você precisa saber disso!

Caso você sonhe com:
Estar sendo tatuado: simboliza sua própria vaidade, desejo de impressionar e seduzir os outros.

Ver uma tatuagem: simboliza inveja e ciúme que pessoas têm sentido de você.

Tatuagem feia ou estranha: não temer ao que não conhece, enfrentar os medos.

Excesso de tatuagens: grandes mudanças na sua vida.

Obs: Cada tatuagem tem um significado diferentes, de acordo com seu tamanho, desenho, aqui só estão os básicos de sonhar com uma tatuagem. Logo logo publicaremos mais a fundo sobre isso!

Âncora

A arte egípcia antiga mostra a relação entre homem e mulher com este simbolo. A tatuagem de âncora também era muito comum entre os piratas para denotar uma conexão permanente com o mar. Há também o pensamento de que as tattoos de âncoras também são uma maneira de dizer que se passou muito tempo na prisão, pois ela simboliza algo parado e âncorado firmemente em algo podendo denotar este significado.
As tatuagens de âncora também podem passar a ideia de laços com o simbolismo cristão, tendo uma conotação religiosa. Elas possuem uma barra cruzando a sua extremidade portanto. Nos tempos antigos quando acreditar na fé cristã era algo perigoso e arriscado, por este motivo ela era usada como um símbolo alternativo para representar a cruz de forma mais discreta.ela têm somente um objetivo: é usada para manter o navio estacionado nas águas. Quando a âncora é descida a água não pode mover o navio. Dito isto, podemos citar alguns dos significados das tattoos de âncora além do explícito: boa sorte, firmeza, esperança, segurança, salvação, fidelidade.

A âncora também pode representar uma escolha. Como todos nós escolhemos onde ficar, ancorar. Só âncoramos em um lugar onde achamos seguro, se nos sentirmos aflitos não ficaríamos ali. 

Tatuar com uma pessoa pode significar que você confia nela, que ela é um "lugar" seguro pra você. Alguns dizem que a âncora significa estar preso à alguém, mas pra mim não... porém não acredito nisso. 


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cuidados ao fazer uma tatuagem

Ao se fazer uma tatuagem, alguns cuidados básicos são de suma importância para que o desenho fique conforme o que foi desejado, evitando a sua descoloração,infecção e até deformidades na tatuagem.
A fixação dos pigmentos na pele ocorre através de um processo inflamatório local, mas sem complicações secundárias. Esse processo caracteriza-se pela vermelhidão e inchaço no local, variando de pessoa para pessoa, no prazo de aproximadamente72 horas.
Após a tatuagem ser confeccionada, é necessário se fazer um curativo no local com uma pomada que contenha o ácido dexpantenol, cuja função é a reconstituição dotecido epitelial (pele). A proteção da região tatuada de infecção e lesões também deve ser feita cobrindo com um filme plástico e, deve ser repetida, principalmente se a tatuagem for confeccionada em uma região onde possa sofrer pressões através de roupas, calçados, etc.
Além do curativo, a limpeza do local é muito importante e só deve ser realizada com águasabão neutro ou sabonete. Nunca devem ser utilizados produtos químicos como, por exemplo, água oxigenadaálcool, etc.
Tatuagens grandes como nas costas, além da pomada acima citada, deve fazer uso de pomadas oleosas e hidratantes com FPS 45 ou 50, principalmente se nosexpormos ao sol, pois os raios solares quando incidem na pele também provocam uma reação inflamatória na pele e, essa reação inflamatória na tatuagem, faz com que ocorra uma expansão da tinta pela pele, o que, a olho nu tem-se a impressão que a mesma esta “borrada” nas linhas do desenho. Quanto mais recente atatuagem for exposta ao sol, mais ela perderá a sua nitidez

Quanto à alimentação existe entre os tatuadores um mito de que certos alimentos como a carne de porco, comidas gordurosas (como chocolate e ovos), apimentadas e frutos do mar, interferem na cicatrização, só que até hoje não existe nada disso comprovado cientificamente.

As tatuagens tribais têm uma história milenar, já foram utilizadas em diversos períodos da história e por várias civilizações. Para se ter uma ideia, já foram encontradas múmias com mais de 5.000 anos com tatuagens tribais pelo corpo. As tribos que mais fizeram uso desse tipo de desenho no corpo foram as tribos: BorneoMaoriCeltasHawaiiHaida e Timucua, dentre muitas outras.
Como diversas tribos fizeram uso dessas formas em suas tatuagens, elas podem ter inúmeros significados diferentes. Em geral, essas tatuagens representavam aposição social das pessoas da tribo, como militares que vão ganhando novas insígnias conforme os seus atos heroicos e de coragem.
Essas tatuagens também podiam representar a riqueza das pessoas e os desenhos podiam ser muito simples ou então muito elaborados. O traçado perfeito dessas tatuagens era muito importante numa batalha, pois aquele que possuía a tatuagem mais bem feita se via em vantagem em relação a aquele que possuía um desenho com traços falhos.Hoje em dia, as tatuagens tribais também podem ter um significado de espantar o mau olhado e a inveja, já que elas têm muito mais um apelo visual do que antigamente. Quem faz esse tipo de tatuagem geralmente quer apenas causar um impacto positivo esteticamente.

Apanhador dos sonhos


As tatuagens de apanhador de sonhos, também conhecidas como filtro dos sonhos, estão em alta atualmente. Além de lindas, têm um significado muito interessante. Sabemos que o adorno tem a função de filtrar boas vibrações, mas o que muita gente não sabe é que na verdade o “dreamcatcher”, representado por uma teia de aranha, é base para várias lendas antigas de várias etnias indígenas da América do Norte.
A história do apanhador de sonhos pode ter começado na tribo indígena “Ojibwe”, ou “Chippewa”, outrora situada na região dos grandes lagos da América do Norte, e hoje se espalha por outras regiões do Novo México. Para este povo, conseguir decifrar mensagens e revelar sonhos tinha uma grande importância durante a passagem pela terra, e por isso a teia dos sonhos era essencial. Acreditava-se que no cair da noite o ar se carregava de energias – sonhos e pesadelos, ambos trazendo mensagens –, e a ferramenta mística feita artesanalmente com objetos da natureza filtrava o ar, deixando que os sonhos bons pudessem passar e prendendo as ruins na “teia”.